A Fundação Ulysses Guimarães (FUG) é uma entidade de cooperação do PMDB, com a finalidade de desenvolver projetos de pesquisa, doutrinação e educação política, sem fins lucrativos. Entre os objetivos da entidade estão o de manter convênios e intercâmbios, realizar simpósios, cursos e seminários, criar e manter publicações, além de desenvolver projetos culturais e pedagógicos, com atuação na formação política e cívica do cidadão.

A Fundação Nacional é sediada em Brasília (DF) e funciona junto ao Congresso Nacional, mantendo escritórios em várias capitais brasileiras, sempre em estreita interação com os parlamentares locais.

Na Bahia, a FUG é presidida pelo professor e doutor Elísio Medrado Brasileiro, cuja formação se dá em História e Geografia pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) e em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de ser escritor e poeta com 13 trabalhos publicados. Foi também secretário de Educação de Salvador em 1975 e hoje em dia leciona e ministra palestras.

Além do já nacionalmente consolidado Programa de Formação Política, a Secção Bahia da FUG criou, no ano de 2013, três novas frentes de trabalho, todas elas abertas a parcerias, passando assim a oportunizar e a interagir com a sociedade e o poder público:

PROGRAMA DE FORMAÇÃO POLÍTICA

O objetivo é proporcionar aperfeiçoamento e atualizações àqueles que deseja obtê-los, incentivar o exercício da cidadania, ser canal de troca de experiências e instigar a criação de uma massa crítica. Para tanto, cursos na modalidade EAD semipresencial, coletâneas, periódicos, folders de apoio e vídeos são distribuídos gratuitamente aos cidadãos.

FÓRUM EDUCAÇÃO E CIDADANIA

O Fórum tem caráter permanente e é organizado em encontros, debates, seminários, oficinas, painéis e atos públicos que abrangem de forma ampla, crítica e propositiva o modelo e o sistema de Educação em seus múltiplos e diversos aspectos. Foi concebido com o compromisso de manter-se sempre aberto a compartilhar o seu planejamento, realização, representação e visibilidade com os antigos e novos parceiros que surjam. Nesse processo, não pode haver hegemonia, devendo-se perseguir a horizontalidade hierárquica e decisória entre os participantes.

PRÊMIO ULYSSES GUIMARÃES

Serão 15 eventos em cidades e centros regionais homenageando em cada uma delas suas personalidades na área cultural, artística e educacional, estimulando suas comunidades à produção literária com o concurso de contos, poemas, teatros e monografias, tendo como temas as bandeiras da cidadania. O Prêmio Ulysses Guimarães será concedido aos vários vencedores com a publicação de suas obras em forma de coletânea, além da entrega de laptops. Contamos, para tal, com a parceria da Academia de Letras da Bahia, Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Fundação Casa de Jorge Amado, além de instituições atuantes nas regiões desses eventos.

NÚCLEO DE ESTUDOS RÔMULO ALMEIDA

Composto por colaboradores, ex-gestores, técnicos, especialistas e professores em parceria com fundações, institutos e universidades, desenvolvem projetos de pesquisa-ação em cooperação técnica com a máquina estatal, independentemente da esfera de governo, território, vínculo partidário ou político ideológico, assim como com as organizações da sociedade civil (entidades do terceiro setor).

DIRETORIA DA FUNDAÇÃO ULYSSES GUIMARÃES

Presidente: Elísio Medrado Brasileiro
Vice-Presidente: João Reis Santana Filho
Secretário-Geral: Almir de Souza Eloy
Tesoureiro: Leonardo A. S. de Oliveira
Secretário-Executivo: Cláudio de Carvalho Mascarenhas

Diretores
1 – Itaberada Lyra (Salvador)
2 – Carlos Augusto S. Sobral (Coronel João Sá)
3 – Alceu Barros (Pedrão)
4 – Armênio S. Santos (Vitória da Conquista)
5 – Fernando G. Vita (Itabuna)

Suplentes
1 – Jeane Alves Cruz
2 – Paulo D. dos Santos
3 – Geanne de Cássia O. Nascimento

Mais informações sobre a Fundação Ulysses Guimarães nos links:
FUG Bahia: www.fugba.com.br
FUG Nacional: www.fundacaoulysses.org.br
EAD: www.ead.fundacaoulysses.org.br