PMDB Afro e a ALBA realizam sessão especial sobre o Dia da Consciência Negra na próxima segunda-feira (28)

O PMDB Afro e a Assembleia Legislativa da Bahia realizam na próxima segunda-feira (28), a partir das 9h30, uma solenidade em comemoração ao Dia da Consciência Negra com o tema “Onde está o negro na Bahia” no plenário da ALBA. O evento é aberto ao público e contará com a participação de diversos representantes da sociedade civil.

O objetivo do evento é fazer uma reflexão sobre o Dia da Consciência Negra e a importância desta data não só pra comunidade negra, mas para o país como um todo. “É um momento para refletirmos sobre o racismo e o preconceito que está entranhado na sociedade e que precisa ser banido de uma maneira articulada”, esclarece o presidente do PMDB Afro, Nestor Neto.

Na ocasião, será lançado um amplo projeto de pesquisa para 2017 cujo objetivo é descobrir onde está o negro na Bahia. “A ideia é fazer um histórico e descobrir as figuras ou personalidades negras e onde elas estão, seja na ALBA, nas Câmaras Municipais, nos Tribunais, nas empresas, como microempreendedor, etc. A ideia é descobrir qual o percentual de negros ocupando cargos estratégicos, seja no poder central, seja influenciando o processo de políticas públicas”, explica Nestor.

O evento contará com palestras da professora e secretária da SEMUR, Ivete Sacramento, do professor Elísio Brasileiro, presidente da FUG-BA, de Ana Paula Matos, secretária da SEMPS e de Nestor Neto, presidente do PMDB Afro. Ainda terá apresentações do grupo de teatro Adolescer com Arte, premiado pela UNESCO, com uma dramaturgia mostrando como é a vida do negro na metrópole, e do Coral Vencedor, da rede municipal de ensino.

Participam desta solenidade o Deputado Federal Lúcio Vieira Lima; o Deputado Estadual Luciano Simões Filho; o secretário nacional da FUG, Chico Donato; o presidente da Fundação Cultural Palmares, professor Erivaldo Oliveira; o coordenador-geral da Fundação Cultural Palmares, Dr. Vanderlei Francisco; o Vereador Jorge Carvalho, da Ilha de Vera Cruz e o Bispo Widson, da Igreja Batista do Arvoredo, além de outros representantes da sociedade civil.

ASCOM PMDB da Bahia

Veja também

Deixe um comentário