Projeto de lei do deputado federal Lúcio Vieira Lima visa aumentar a segurança dentro das aeronaves

No dia 7 de maio, o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB) apresentou no plenário da Câmara um projeto de lei que trata sobre a obrigatoriedade da instalação de circuito interno de câmera de vídeo em aeronaves pertencentes às empresas brasileiras de aviação comercial. O PL n°1458, de 2015, visa aumentar a segurança dentro das aeronaves, seja de transporte de passageiros ou de cargas, tendo em vista a possibilidade da ocorrência de situações que precisem da captação de imagens, como por exemplo, caso de furtos, brigas, assédio, ameaça de terrorismo, danos às cargas transportadas, entre outros.

De acordo com Vieira Lima, a adoção de novas medidas de segurança, como o monitoramento através de câmeras de vídeo, ajudará na prevenção e resolução das situações citadas acima.  “Em uma rápida pesquisa na internet é possível encontrar episódios que poderiam ter sido resolvidos rapidamente caso esse sistema de segurança já estivesse em vigor”, estimou.

O deputado também salienta que a proposta do projeto de lei difere do sistema de monitoramento apenas da cabine do piloto, como já existe em muitas empresas. “A instalação das câmeras de vídeo nas aeronaves ocorreria nas áreas de circulação de passageiros e tripulantes, e de compartimento de cargas, como já existem em vários meios de transporte, como ônibus, trens, metrôs, etc.”, explicou.

Veja também